sexta-feira, 26 de março de 2010

Aceitação e Compreensão

Quando nos encontramos em uma situação que nos aflige muitas vezes buscamos compreender todas as facetas do ocorrido, analisando as pessoas envolvidas, as atitudes tomadas, o comportamento permitido ou omitido, os sentimentos gerados e as marcas causadas, para que a um determinado tempo a dolorosa situação possa ser de fato assimilada e aceita.

E como fazemos isso! Remoemos frases ditas e pensadas, relembramos acontecimentos e atitudes que fizeram com que tudo desembocasse no lamentável acontecimento, nos culpamos, culpamos os outros, mergulhamos compulsivamente em flashbacks aqui e acolá, tudo para produzir uma centelha sequer que nos ilumine na compreensão do porque aquilo aconteceu conosco.

Sofremos, choramos, sentimo-nos perdidos, desiludidos, fracos, derrotados, decepcionados. Queremos respostas imediatas, soluções mágicas, que sejam capazes de nos libertar da tortura da dor de um coração dilacerado. Queremos colo, queremos diálogo, queremos a réplica, a tréplica. Queremos entender e compreender cada segundo do que aconteceu, do que passou, do que foi gerado em nós e nos outros.
Marcas que se vão e que permanecem em nós para sempre. Relacionamentos que se desfazem, que se abalam e que são questionados. Pessoas que saem e que entram na nossa vida num piscar de olhos. Sentimentos confusos, misturados, desorganizados, gerando insatisfação com o tempo e o espaço. Uma estranheza com a própria pele.

É duro! É triste! Não é fácil! Mas é preciso enfrentar o espelho. É preciso o olhos nos olhos para que a coragem e a esperança voltem a brotar dentro de cada um de nós.
Buscar a compreensão e o entendimento de tudo o que nos acontece na vida, para em seguida alcançarmos a aceitação, parece-nos o caminho mais lógico e racional. Entretanto, ouso dizer, depois de muito me torturar por situações passadas, que existem situações na vida, nas quais é preciso primeiro aceitar, para só então conquistarmos a compreensão e o entendimento de determinado fato.
Por mais difícil que possa parecer e ser, muitas vezes, bucar a aceitação de um acontecimento antes mesmo de compreendê-lo, se torna um alívio imenso para a nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. Nessas horas, a aceitação surge como um grande livro diante dos olhos, no qual encontraremos os ensinamentos que precisam ser aprendidos em decorrência deste ou daquele acontecimento, que tanto nos provou, nos magoou e nos machucou.
E uma coisa é certa, os ensinamentos adquiridos em decorrência dos erros, das dores e das mágoas, se tornam de fato inesquecíveis, pois fortalecem toda a nossa estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário